Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia

Ana Luiza de Souza Castro (coordenadora)

CRP-7 / 3718 (RS)
Possui graduação em Psicologia (1986) e mestrado em Psicologia Social (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É psicóloga jurídica no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no qual atua nas Varas de Violência Doméstica e Execução das Penas e Medidas Educativas. Foi diretora da Fundação de Atendimento Sócio-educativo do Rio Grande do Sul (Fase-RS), de 1999 a 2001. Ex-vice presidente do Conselho Federal de Psicologia e conselheira em três gestões. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica. Atua, principalmente, nos temas da Psicologia, adolescência, drogas, violência doméstica, direitos humanos, Psicologia Social e cidadania.

Carla Pinheiro França

CRP-3 / 2192 (BA)
Assessora técnica do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) do Ministério Público da Bahia. Especialista em Direitos Humanos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (Fesmip/Uneb) e  em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia.

Ematuir Teles de Sousa

CRP-12 / 12502 (SC)
Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especializando em Psicologia Clínica Gestáltica pelo Instituto Granzotto de Psicologia. Conselheiro e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Santa Catarina (CRP-12) / Gestão 2016-2019. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia / Gestão 2016-2019. Membro, pelo CRP-12, do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais de Florianópolis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Campus Grande Florianópolis (2013). Possui formação em Gênero e Sexualidade pela UFSC (2013). Tem experiência na área de Psicologia. Atua, principalmente, nos temas dos Direitos Humanos, gênero e sexualidades, gênero e educação, despatologização das travestilidades e transexualiades. Atuou como tutor na modalidade de ensino a distância no curso de especialização de Gênero e Diversidade na Escola, promovido pelo Núcleo de Identidade de Gênero/Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFSC. Interessa-se por temáticas relacionadas a gênero e sexualidades, processos de subjetivação, Teoria Queer, processos de identificação e expressão de gênero, bem como a intersecção dessas temáticas com a profissão da Psicologia, movimentos sociais e processos históricos e culturais. Atua como psicólogo clínico.

Flávia Cristina Silveira Lemos

CRP-01 / 11196 (DF)
Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada I, na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia / Gestão 2016-2019. Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia / Gestão 2011-2013. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA / Gestão 2011-2013. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA / Gestão 2010-2011. É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2. Integra o GT da ANPEPP “Subjetividade, conhecimento e práticas sociais”, desde 2009. Integra o GT “Deleuze”, da ANPOF. Membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO. É associada à: ABRAPSO, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo: Psicologia Social e Política – transversalizando história, filosofia e educação. Realiza estudos sobre Michel Foucault, Gilles Deleuze e Robert Castel, em especial na temática da ontologia histórica do presente e da filosofia política em interface com os processos de subjetivação contemporâneos. Estuda as práticas de medicalização da educação e judicialização da sociedade. Pesquisa processos de resistências na cidade, a arte e a produção de subjetividade. Estuda as relações entre Psicologia, Filosofia contemporânea, História Cultural e Política.

Francisco Theofilo de Oliveira Gravinis

CRP-11 / 02127 (CE)
É teatrólogo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1996). Especialista em Gestão de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Possui formação em Psicodrama. Colaborou com a Coordenação Estadual de IST e HIV/Aids do Ceará, sendo responsável pelo Plano Estadual de Enfrentamento da Epidemia de HIV-Aids entre gays, HSH e travestis –  monitoramento e avaliação de ONG. Aconselhador no pré e pós teste para HIV. Atualmente é voluntário no Projeto Fique Sabendo Jovem/Unicef. Professor visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará. Trabalha as temáticas de saúde pública, gestão do SUS, gênero e sexualidade, manejo clínico das IST e HIV/Aids.

Gabriel Medina de Toledo

CRP-6 / 80875 (SP)

Ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) / Gestão 2011-2012. Ex-coordenador de Juventude da Prefeitura de São Paulo / Gestão 2013-2014. Ex-secretário nacional de Juventude do Governo Federal / Gestão 2015-2016.

Maria de Jesus Moura

CRP-2 / 4617 (PE)
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Psicologia Clínica de Orientação Analítica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicoterapeuta e integrante do Ilê Psi – espaço de acolhimento e apoio psicológico. Na política da Assistência Social, participou da implantação e coordenação do Centro de Referência Clarice Lispector (Gestão 2003-2004), participou da implantação e coordenação do CEAV – Centro de atendimento a famílias vítimas de violência (Gestão 2005-2006, em Olinda/PE); participou da implantação do Centro de Referência Márcia Dangremon (2007, em Olinda/PE); participou da implantação e coordenou uma unidade em Recife, além de ter assessorado um núcleo em Jaboatão, do Programa Atitude, voltado ao atendimento de usuários de drogas (2010-2012). É colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-PE desde 2002 e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2006-2009 e Gestão 2016-2019). Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-02), no Plenário 2016-2019. Atualmente representa essa instituição no Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) e no Programa Estadual de Proteção aos Defensores de direitos Humanos (PEPDDH). É Professora Universitária há 21 anos lecionando  Psicologia Social, Políticas Públicas e Direitos Humanos, Avaliação Psicológica, além de atuar na supervisão clínica em Plantão psicológico e Clínica Social. É Docente e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Relações Raciais do Centro Universitário Estácio do Recife. É membro da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negra(os) (ANPSINEP) e coordenou o II Encontro Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) das Relações Raciais e Subjetividades (Psinep), realizado em 2014, no Recife/PE.

Maria Orlene Daré

CRP-6 / 3330 (SP)
É Psicóloga e psicodramatista. Foi conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de SP (CRP-06)  / Gestão 2010-2013. Foi membro da Comissão da Verdade de Bauru “Irmãos Petit”(2012-2014). Membro fundadora do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Bauru e atual integrante. Militante na área de direitos humanos, com ênfase nas questões de saúde mental, direito à memória e à verdade e no enfrentamento às práticas de tortura.

Marina de Pol Poniwas

CRP-8 / 13821 (PR)
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo (2009) e em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Possui experiência em Política Pública de Assistência Social, quando atuou em Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Curitiba (2010-2012), também como gerente regional de Proteção Social Especial (2013) e como Coordenadora Municipal da Proteção Social Especial de Média Complexidade (2013-2014). Foi Conselheira do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (2014), integrante da coordenação municipal colegiada da Rede de Proteção de Curitiba (2013-2014), e do Comitê Local de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos (2014). Desde junho de 2014 atua como Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, nas Varas de Infância e Juventude, Família e Juizado Especial Criminal do Fórum Descentralizado da Cidade Industrial de Curitiba. Também integra o “Movimento É Tempo de Diálogo”, movimento de psicólogos paranaenses, que dialoga com a categoria e com a sociedade na defesa dos direitos humanos.

Paulo Roberto Martins Maldos

CRP-6 / 3594 (SP)
Possui experiência com educação popular e formação política. Assessorou entidades e movimentos sociais em todo o país. Coordenou o apoio da sociedade civil às organizações indígenas e movimentos sociais do campo. Foi secretário nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República e secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Atualmente, é conselheiro do Conselho Federal de Psicologia / Gestão 2017-2019.

Roberta Brasilino Barbosa

CRP-5 / 42501 (RJ)
Graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestra e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da mesma universidade (2012/2017) e especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criminalização, subjetivação, políticas sobre drogas, direito à cidade e segurança. Atualmente é pós-doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, participante da Pesquisa Institucional Subjetividade e Processos de Criminalização, supervisora da equipe de Psicologia do Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania (UFRJ) e desenvolve o Projeto de Pesquisa-Intervenção “Participação Política como estratégia de resistência de moradores de favelas frente aos usos da garantia de segurança na disputa pela cidade”, vinculado ao NIAC-UFRJ.

Acompanhe-nos nas redes sociais Botões de redes sociais Facebook Twitter Youtube Instagram Realização Logotipo do Conselho Federal de Psicologia