Programação

VII Seminário Nacional Psicologia e Direitos Humanos e Laço Social

Drogas: Direitos Humanos e Laço Social

Brasília, 17 e 18 de novembro de 2011

 

17/11

Hora Atividade Composição
 

 

 

10h

 

Abertura e Lançamento da Campanha Nacional de Direitos Humanos:

 

Em nome da Proteção e do Cuidado,

que formas de sofrimento e  exclusão temos produzido?

Humberto Verona – Presidente do Conselho Federal de Psicologia
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP. 

 

Roberto Tykanori Kinoshita – Coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.
Ela Wiecko Volkmer de Castilho– Subprocuradora-geral da República do Ministério Público Federal.
Gilda Carvalho – Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão.
 

11h

Conferência 

Direitos Humanos, laço social e drogas: Por uma política solidária com o sofrimento humano

Maria Lúcia Karan – – Membro da Diretoria da Law Enforcement Against Prohibition (Leap) e  do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e do Instituto Carioca de Criminologia (ICC). 

 

 

 

 

14h

Mesa: 

Política atual de álcool e outras drogas e perspectivas

 

Dartiu Xavier da Silveira – Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo, consultor do Ministério da Saúde e membro da American Psychiatry Association, da International Association for Analytical Psychology e da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.
Rosemeire Aparecida da Silva – Psicóloga,  coordenadora de saúde mental de Belo Horizonte e  militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental e da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial. 

 

 

 

16h

Mesa: 

População de rua e consumo de drogas: vulnerabilidades associadas

Marcus Vinícius de Oliveira – Doutor em Saúde Coletiva, coordenador do Laboratório de Estudos Vinculares (LEV) e Saúde Mental do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.
Padre Julio Lancellotti – Vigário Episcopal para População de Rua e membro do Conselho de Monitoramento para as Políticas Públicas para a População de Rua de São Paulo.
Samuel Rodrigues – Membro da coordenação do Movimento Nacional de População de Rua e representante do seguimento de usuários no Conselho Nacional de Assistência Social.
Maria Ivonete Tamboril – Secretária Nacional de Defesa dos Direitos Humanos na Secretaria de Direitos Humanos  da Presidência da República. 

 

 

18h

Reunião Comissão Nacional de Direitos Humanos

18/11

Hora Atividade Composição
 

 

 

9h

 

Mesa:

Infância, adolescência e droga

 

Lumena Furtado – Mestra em Saúde Pública e Secretária-Adjunta da Secretaria Saúde de São Bernardo do Campo.
Thelma Alves de Oliveira – Coordenadora Geral do Sistema Nacional Sócio-educativo da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SDH/PR)
Esther Arantes – Doutora em Educação, membro colaborador da Comissão de Direitos Humanos do CRPRJ e membro do GT criança e adolescente do CFP. 

 

 

11h

Mesa: 

Criminalização: efeitos jurídicos, penais e sociais

 

Gilberta Acselrad – Mestra em Educação, Letras e Saúde Pública e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Drogas,  Aids e Direitos Humanos do  Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Domiciano Siqueira – Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos – Aborda e consultor do Ministério da Saúde na área de Redução de Danos para o uso de drogas.
Virgilio de Mattos – Doutor em Evolução dos Direitos e Novos Direitos, membro do Fórum Mineiro de Saúde Mental. 

 

13h Encerramento

 

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.